quarta-feira, 18 de julho de 2012

XXI Mostra de Teatro acontece em Anápolis


Anápolis é novamente palco de grandes apresentações teatrais. Na última quinta-feira, 12, foi aberta a XXI Mostra de Teatro, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento segue até o próximo dia 18 de julho.
Nesta segunda-feira, 16, a XXI Mostra de Teatro realiza Oficina de Interpretação com Jonatas Tavares, na Escola de Teatro. Ainda estão previstos workshop e apresentações teatrais em vários pontos da cidade. A abertura do evento foi marcada pela apresentação da peça “Por de Trás de Toda Porta”, encenada na noite da última quarta-feira, 12, no Teatro Municipal.
A realização da XXI Mostra de Teatro faz parte do calendário de festividades alusivas aos 105 anos do município e mais uma vez oferece uma programação especial com peças renomadas e de repercussão nacional.
A mostrareúne trabalhos de atores e atrizes de todo Brasil. O intuito é apresentá-los em vários pontos da cidade com boa estrutura e qualidade.A equipe organizadora prevê que mais de oito mil pessoas prestigiem o evento.
Serão vinte espetáculos contracenados por 17 grupos de Anápolis, Goiânia e de estados da Paraíba, Paraná, Minas Gerais e do Distrito Federal. As apresentações acontecem no Teatro Municipal, em praças e parques da cidade e também em uma lona de circo que será montada na Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí, em que os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e a população em geral, assistem às peças em destaque.
Ainda dentro da programação, serão promovidas oficinas com o objetivo de incentivar o intercâmbio entre os grupos e, ao mesmo tempo, despertar no anapolino o gosto pelo teatro. Haverá ainda lançamento de livros, exibição de filmes e debates atuais sobre o teatro brasileiro e suas tendências. A entrada para XXI Mostra de Teatro é gratuita.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida, a mostra vem para incrementar a programação de aniversário de Anápolis, favorecendo a troca de experiências. “Estamos promovendo o intercâmbio entre grupos de todo Brasil e valorizando a todos com suas produções artísticas”, destaca.

Destaque
Um dos destaques da XXI Mostra de Teatro deste ano é a peça “A Construção” encenada pelo ator Caco Ciocler. O monólogo é uma adaptação do conto homônimo de Franz Kafka publicado em 1923. A história relata a construção de uma toca subterrânea por uma amedrontada criatura, que deseja se proteger dos perigos do mundo.

Ao mesmo tempo, Franz Kafka escreve em seu quarto, tomando cuidado para não acordar o pai que dorme ao lado. Ambas as narrativas se entrelaçam contrapondo seus elementos em metáforas psicológicas: Franz e a criatura, a toca e o quarto, o pai e o imenso animal que tenta com afinco invadir a construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário