segunda-feira, 16 de julho de 2012

ELEIÇÕES ANAPOLINAS: 8 motivos para escolher bem seu candidato



Anápolis se encontra em reta final para iniciar a disputa eleitoral. O Diário Anápolis faz este artigo com o propósito de ajudar o eleitor a entender o que a cidade precisa na atualidade. Nesta simples matéria, estão compactados alguns tópicos que são extremamente importantes na próxima eleição. Analisem todos os candidatos - principalmente vereadores - e não deixe de conferir se eles carregam em suas propostas de governo alguns dos tópicos abaixo.

(os tópicos representam um ordem cronológica, e não de importância)

1- Sustentabilidade
Todos na cidade lembram-se do recente acontecimento no Caso Bretas. Uma "suposta APP" foi o local para a construção do supermercado. O início já foi de forma errada, pois as obras foram tocadas sem as autorizações necessárias. A área - que não tem grande estrutura - prometia desenvolver-se rapidamente devido outros empreendimentos que planejavam chegar ao local.
Outro fato, (citado pelo leitor Jason Santana) é relacionado ao chorume que contamina a vegatação e o solo ao redor do aterro sanitário.

O pedido principal do tópico é uma sustentabilidade de tranparência. Que proporciona um desenvolvimento saudável, e não que proíba o mesmo.

2- Soluções urbanísticas para o centro
Não sou qualificado para dizer quais seriam as soluções ideiais, mas sei que a questão de tráfego de veículos, da segurança e da fiação urbana devem ser colocadas em pauta.

3- Segurança
Os assaltos a comércios locais são uma notícia recente. A violência aumentou em quantidade considerável nos últimos tempos. Melhora no policiamento e no monitoramento são questões já levantadas.

4- Saúde
O editor do Diário Anápolis não se considera apto a discorrer sobre o tema, pois o mesmo já é conhecido pela população. A gravidade do problema também varia de cidade, de atendimento e de hospital. Então, estamos cientes que é um problema grave, mas posso avaliá-lo de forma clara.

5- Saneamento Básico
Quantos anapolinos tem sistema de tratamento de esgoto? Água tratada? Recolhimento correto de lixo?
Marquem isso como algo importantíssimo.

6- Educação
Uma questão simples: por que todo o material das escolas municpais é vermelho? Aliás, por que toda obra pública em Anápolis é vermelha? Por que não existe lei que proíba esta conduta? A pior parte, vem do consentimento dos anapolinos: enquanto em outras cidades a prática é condenada pelo povo, aqui parece ser digna de aplauso.
Outro fato: quando se fala de educação, os políticos bradam as "melhoras" que aconteceram em sua gestão. Porém, o que realmente importa são as notas. O aluno de escola pública tem capacidade de passar em cursos concorridos de uma faculdade pública? Qual a nota de Anápolis no Ideb?: ela supera a média 6? Não.

7- Obras públicas JÁ!
Já parou para pensar em como Anápolis é tida como a cidade do futuro? (clique no link e veja o nosso hall de obras que não ficam prontas
Eis aqui alguns dos gigantes que não passaram de promessa: Aeroporto de Cargas, Plataforma Multimodal, Centro de Convenções, Viaduto do Daia, Ferrovia Norte-Sul. E ainda planejou-se isso quando na verdade coisas mais simples não chegaram.

O anapolino assiste ao discurso político e se espera pelo desenvolvimento que eternamente "está por vir".
Devemos prezar os candidatos que visam trabalhar para que estas obras saiam da categoria de promessa e se torne uma realidade ativa no município. Esta parte está mais ligada ao governo federal/estadual, mas não significa que os representantes municipais não possam intervir para interceder pela agilidade das obras.

Além do mais, Anápolis também tem questões internas a serem vistas. O centro da cidade é um deles. Não deixemos que o problema piore para que algo seja feito. Verifique as propostas dos candidatos.

8- Pequenas mudanças que se tornam grandes
Este último tópico se resume basicamente em obras públicas que são práticas, mais baratas que a maioria e tem resultado imediato, pois têm um impacto na redondeza. O melhor para fazer com que os leitores entendam é exemplificando:

Ex¹:Na calçada da Saneago e da TV Tocantins, muitas pessas (e realmente são muitas) costumam fazer caminhada por lá, entre 16:00h e 19:00h. Não seria completamente positivo se o local tivesse iluminação diferenciada (para a segurança dos que caminham) e uma calçada reformada (pois a mesma se encontra sem o piso de pedra em alguns locais) ou até mesmo que fosse pintada em um formato de ciclovia, como esta.

Ex²: Como a Av. Brasil é um cartão postal para a cidade, porque não pintar também a ciclovia já existente na Av. Brasil Sul e no Daia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário